Identificando a Superdotação

 

 

LISTA BASE DE INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO: parâmetros de observação de alunos em sala de aula

Autoria: Cristina Maria Carvalho Delou

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Se você é familair de alguém que seja estudante da Educação Básica com suspeita de altas habilidades ou superdotação, leia todo o documento, preencha a Forma Individual e leve para a escola. Exija  a avaliação pedagógica complementar e o Atendimento Educacional Especializado, principalmente de a escola for pública e o registro do aluno no Censo Escolar. Este é um direito de todo aluno com altas habilidades ou superdotação.

Se você é professor/a da Educação Básica e não sabe se tem alunos com altas habilidades ou superdotação em sua sala de aula, leia o documento e preencha, primeiro, a Forma Grupal da Lista Base de Indicadores de Superdotação: parâmetros de observação de alunos em sala de aula. Depois, continue e siga as instruções. Coloque o nome de cada alunp numa Ficha Individual. Faça nova análise. Verifique a pontuação e tire suas próprias conclusões. Mas lembre-se que os alunos com altas habilidades ou superdotação são sujeitos de direito ao registro de seus nomes no Censo Escolar anual, de enriquecimento escolar nas sala de aulas comuns e do atendimento educacional especializado realizado na própria escola ou nas universidades e centro de pesquisa. Não dê motivo para que o Ministério Público vá lhe perguntar porque você não atende os seus alunos mais brilhantes e capazes: os alunos com altas habilidades ou superdotação.

 

 

 

 

 

 

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